Semana do Meio Ambiente mobiliza crianças e promove valores da preservação em Rondonópolis

As crianças rondonopolitanas descobriram nesta semana que podem assumir um papel central no processo de proteção do planeta. Foco principal da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, elas receberam informações através de atividades lúdicas e puderam colocar em prática esses conhecimentos - plantando árvores e produzindo objetos a partir da reciclagem de vários materiais.

A programação começou na segunda-feira (05) com uma oficina de reciclagem na Escola Jardim Sementes. A garotada se divertiu com uma minipeça-teatral com fantoches, aprendendo as vantagens e os procedimentos corretos para ajudar a coleta seletiva. Também fez sucesso a exposição de animais taxidermizados, com espécies nativas do Cerrado.

Outro destaque foi o Workshop Reciclagem Criativa, realizado na sede do Fórum da Comarca com a participação de alunos das escolas municipais Alcides Pereira dos Santos, Padre Noli, Guimarães Balbino, Mãe Margarida e Elaine Aparecida. Utilizando materiais como garrafas pet, embalagens de leite e outros produtos que normalmente iriam para o lixo, eles montaram brinquedos, planetários e maquetes para demonstrar aplicações práticas voltadas à preservação ambiental.

Na quarta-feira (07) as atividades focaram a proteção da flora em duas regiões estratégicas da cidade. Com a orientação de professores e dos profissionais responsáveis pela Semana do Meio Ambiente, os alunos das escolas Carlos Pereira Barbosa e Alcides Pereira dos Santos fizeram o plantio de mudas de árvores na Praça do Jardim Europa e numa área verde do Parque dos Lírios. Foi uma experiência inédita para a maioria e todas aprovaram a ‘aula diferente’.

“Esse trabalho é para alertar essa geração sobre a importância de preservar o planeta para as gerações futuras. Nós não tivemos isso no nosso passado e hoje enfrentamos as catástrofes e adversidades ambientais”, comparou a juíza Milene Aparecida Beltramini, titular do Juizado Volante Ambiental (Juvam)

“Penso que se pegarmos essa base, a primeira infância, e já começar a desenvolver esse senso de consciência ambiental teremos gerações mais conscientes e um mundo melhor para todos”, completou a magistrada destacando que a promoção da preservação ambiental é também um dever constitucional do Estado brasileiro.

O Juvam é um dos responsáveis pela Semana Municipal do Meio Ambiente, que tem ainda a participação da Prefeitura de Rondonópolis, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, da Polícia Ambiental, do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) e da Secretaria Municipal de Educação.

“Nos unimos para promover os valores da preservação ambiental e o resultado é fantástico. As escolas abraçaram a causa e a resposta positiva das crianças mostra que estamos no caminho certo. Temos tudo para fazer de Rondonópolis uma cidade também referência no que diz respeito ao Meio Ambiente”, avalia o presidente do Sanear, Paulo José Correia.

A programação da Semana do Meio Ambiente será retomada na próxima segunda-feira (12), com uma atividade ampliada no Centro de Convivência da Vila Operária. O evento é destinado aos adultos e crianças de toda a região e contará com uma palestra sobre a coleta seletiva de lixo e também com teatro de fantoches para a garotada.

Comments are closed.