Escola é premiada com TV de 50 polegadas por liderança em Gincana da Coleta Seletiva

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Carlos Pereira Barbosa foi a grande vencedora da Gincana da Coleta Seletiva, promovida pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) em parceria com o Sanear e outras instituições do município. O prêmio, um aparelho de TV de 50 polegadas, foi entregue na manhã desta quinta-feira (11) pelo presidente do Sanear, Paulo José Correia.

A Gincana da Coleta Seletiva foi uma iniciativa liderada pela juíza Milene Aparecida Pereira Beltramini, do Juvam, com o apoio de vários parceiros e a participação de mais de 30 escolas. Ao longo do ano passado eles recolheram 35,6 toneladas de resíduos. Os produtos eram pesados e recolhidos pelo Sanear, ajudando a aumentar a produção da Cooperativa Nova Esperança – que atua no Aterro Sanitário fazendo a triagem e comercialização dos recicláveis.

“Esta ação coordenada com brilhantismo pela doutora Milene Aparecida mostrou como a nossa união pode construir uma nova consciência ambiental. A atuação da comunidade escolar impediu que dezenas de toneladas de materiais recicláveis fossem jogadas no meio ambiente. O rio agradece, a natureza agradece e nós agradecemos. Peço que vocês também agradeçam aos pais e familiares por esse resultado fantástico”, disse Paulo José durante a cerimônia de entrega da premiação.

A diretora da escola vencedora, Érica Reis, atribuiu o sucesso à participação ativa da comunidade. Segundo ela, os pais das crianças se envolveram diretamente na campanha, o que foi fundamental para garantir a vitória.

“Fizemos um trabalho pedagógico com as crianças e uma ação para envolver a comunidade toda a comunidade escolar. Chamamos as famílias para participar e eles nos atenderam. A cada mês fomos aumentando o volume de materiais arrecadados. Os alunos, pais e a equipe da escola atuaram juntos. Estamos extremamente felizes com este resultado”, comemorou Érica Reis

Comunidade escolar comemorou vitória em Gincana que arrecadou mais de 35 toneladas de materiais recicláveis

A segunda colocada na Gincana foi a EMEB Antônio Guimarães Balbino, com 2.959 kg de materiais coletadas. Na sequência ficaram a EMEF Odorico Leocádio da Rosa, com 2.683 kg, e a EMEB Padre João Paulo Nolli, que coletou 2.121 kg.

Os organizadores da Gincana explicaram que a premiação também serve como um estímulo para que outras instituições e comunidades se engajem em práticas sustentáveis e na preservação do meio ambiente. O Juvam e entidades parceiras já estão preparando uma nova edição da Gincana em 2024.

Rondonópolis foi uma das primeiras cidades da região Centro Oeste a desenvolver um sistema exclusivo e fazer a coleta domiciliar de materiais recicláveis em todos os bairros. O município também tem 100% de coleta de lixo comum, de água tratada e universalizou a coleta e tratamento do esgoto doméstico.

Comments are closed.