Êxito do saneamento em Rondonópolis serve de exemplo para Rio Branco (AC)

Diretores do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB), responsável pelo saneamento na capital do estado do Acre, conheceram nesta semana a estrutura de funcionamento do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (SANEAR). Eles foram recebidos em audiência pelo presidente da autarquia, Paulo José Correia, e visitaram as unidades operacionais para verificar in loco os processos de captação e tratamento de água no município.

Participaram da visita o presidente do SAERB, Enoque Pereira de Lima, o diretor-técnico, Antônio Lima Rodrigues e também o assessor da autarquia acreana Tennyson Carlos da Silva. Pelo Sanear, além do presidente Paulo José, também estiveram presentes o diretor-técnico Hermes Ávila, o diretor de Manutenção Andelson Gil do Amaral e a diretora administrativa-financeira, Antonieta Garcete de Almeida.

“Foi uma troca de experiências. O serviço de saneamento de Rio Branco foi municipalizado recentemente e guarda muita semelhança com o que temos aqui em Rondonópolis”, disse Paulo José.

Enoque Pereira de Lima disse que a autarquia de Rondonópolis é considerada um case de sucesso e é referência nacional pelos resultados alcançados no atendimento à população.

“O que estamos fazendo hoje em Rio Branco foi feito há muito tempo em Rondonópolis e deu certo. Viemos aqui para trocar ideias, conferir como o sistema funciona e vimos que de fato tem bons resultados, que não é preciso privatizar para chegar numa situação de avanços e conquistas. Rio Branco, se Deus quiser, também vai entrar nesse ciclo”, afirmou.

O diretor da autarquia acreana destacou pontos de semelhanças entre a realidade de Rio Branco e Rondonópolis. As duas cidades captam água de rios com grande turbidez (Rio Acre e Rio Vermelho) e têm a responsabilidade de atender grandes populações.

“Quando o prefeito Tião Bocalom optou pela municipalização houve quem considerasse uma escolha errada por se tratar de um serviço caro e complexo. Mas Rio Branco tem uma população muito pobre e se fosse privatizar teríamos uma estrutura tarifária muito alta, provavelmente muitos não iriam conseguir pagar. Então ele puxou a responsabilidade para o município e nos delegou esta missão de fazer a empresa se tornar viável para que possa funcionar bem e não seja privatizada”, explicou Enoque.

Os diretores do SAERB agradeceram a recepção que tiveram em Rondonópolis e elogiaram o trabalho desenvolvido no município. Eles também receberam um convite formal para que o prefeito de Rio Branco visite o município.

“A preocupação em oferecer serviços de qualidade a população mostra que os prefeitos José Carlos do Pátio e Tião Bocalom têm ideologias parecidas. Esperamos também a visita dele ao nosso município para que possam conversar e trocar experiências. Será bom não só para os moradores de Rondonópolis e Rio Branco, mas para todo o país uma vez que o saneamento e as políticas públicas são de interesse geral”, ressaltou Paulo José.

O Sanear foi municipalizado oficialmente no ano de 2000 e atende hoje 100% da população com serviços de água tratada, coleta de lixo comum, coleta seletiva e rede de esgoto. A autarquia é superavitária e tem um serviço de saneamento que é considerado o melhor de toda a região Centro Oeste.

Durante a visita, Paulo José também formalizou o convite para que o SAERB filie-se à Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE. A associação congrega empresas de saneamento de todo o país e tem Paulo José como diretor-presidente da regional Centro Oeste e Norte.

Comments are closed.