Sanear participou do Primeiro Simpósio das Águas em Rondonópolis

O Juizado Volante Ambiental da Comarca de Rondonópolis (Juvam) e Câmara Municipal de Rondonópolis por meio da escola do Legislativo promoveu o 1° Simpósio das Águas. O evento aconteceu ontem (04), no auditório da Câmara Municipal com inicio das 13h30 até às 21h e um dos destaques foi a participação do diretor técnico do Sanear, Hermes Ávila.

A solenidade de abertura do evento ambiental, foi realizada pela juíza da Vara do Meio Ambiente e Juizado Volante Ambiental da Comarca de Rondonópolis, Milene Pereira Beltramini. Ela agradeceu a presença de estudantes, técnicos e autoridades, enfatizando a importância desse debate.

“O principal objetivo é a conscientização mais profunda sobre a importância da água para vida no planeta”, disse a magistrada. “Um exemplo é a constante anunciação que pode estar próximo o fim do Pantanal, a planície mais alagada do planeta e esse é um dos fatos que devemos nos preocupar. Precisamos fazer algo hoje pelo planeta”, pontuou.

Milene Pereira Beltramini, juíza da Vara do Meio Ambiente e Juizado Volante Ambiental da Comarca de Rondonópolis, disse que ações de hoje vão definir o futuro do planeta.

O evento contou com uma série de palestras dedicadas a discutir o panorama atual dos recursos hídricos, gestão ambiental e suas múltiplas relações interinstitucionais, tratamento de efluentes domésticos utilizando a introdução de bactérias autóctones em sistema de lagoas. Também foram debatidas questões legais, como a responsabilidade Civil e Criminal na esfera ambiental e as ações de conservação e recuperação de nascentes em Rondonópolis e na bacia do Rio São Lourenço.

Hermes Ávila, diretor técnico e ex-presidente do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (SANEAR), elogiou a iniciativa. Segundo ele, as informações apresentadas no Simpósio ajudam a despertar a população sobre o que pode ser feito quanto à preservação e o uso racional da água.

“Apesar de estarmos em uma localidade privilegiada, onde não há escassez de água como em vários locais do país, deve existir em todos nós uma conscientização sobre o uso da água. Esta é uma missão coletiva, nosso futuro como sociedade depende disso”, destacou Ávila.

A realização do 1º Simpósio das Águas de Rondonópolis contou com apoio da Câmara Municipal de Rondonópolis, Escola do Legislativo, Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear).

(Por Laine Macário)

Comments are closed.