Secretário, engenheiro e técnicos da prefeitura de Cáceres visitam Rondonópolis para conhecer o Sanear

Uma equipe formada pelo secretário municipal de saneamento e meio ambiente, Júlio César Pereira Duarte, engenheiro sanitarista e técnicos do município de Cáceres – MT, localizada a 200 km de Cuiabá e 500 Km de Rondonópolis, visitaram o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) nesta terça (30) e quarta-feira (1º) para conhecer a gestão do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto municipal.

O diretor presidente interino, da autarquia o engenheiro Hermes Ávila de Castro fez as honras da casa, em visita a: Estação de Tratamento de Água – ETA; Estação de Tratamento de Esgoto – ETE; Aterro Sanitário; Usina de Triagem de Resíduos – UTR; Desarenador (estação de captação de água no Rio Vermelho) e sede da autarquia no bairro Monte Líbano. A equipe do município mato-grossense ficou entusiasmada com o que viu na terra de Rondon.

O secretário de saneamento e meio ambiente de Cáceres, Júlio César Pereira Duarte que, representou a prefeita municipal Eliane Liberato disse que, esta visita técnica ao Sanear é de suma importância, o modelo de saneamento é idêntico a autarquia Saneamento Básico de Cáceres Águas do Pantanal que também faz parte da Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento de Mato Grosso (ARIS MT), e é um serviço público.

“Vamos levar conosco as boas práticas e modelo de gestão que encontramos aqui, vocês já estão próximo da universalização do esgoto e tem água 100% tratada”. Quero agradecer e parabenizar o prefeito Zé do Pátio que, através do presidente Hermes nos proporcionou esta enorme troca de experiência que vai nos permitir fazer um trabalho de excelência para nossa população. ” Concluiu Júlio.

O assessor jurídico Dr. Alexandre Quida representou a diretora executiva da Autarquia Águas do Pantanal, Maria Aparecida Nepomuceno.

“Em conversa com o pessoal do Sanear vi que também estão sendo implantados meios extrajudiciais e judiciais para auxiliar na cobrança. O PPE – Plano de Parcelamento Especial é muito interessante, se trata de um Refis, e ajuda o cidadão colocar em dia as pendências junto ao órgão. Vamos avaliar para implantar em nosso município. ” Afirmou Alexandre Quida.

Hermes Ávila de Castro que também é presidente da regional Centro Oeste da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae, disse que é uma satisfação poder trocar experiências com outros municípios. 

“Rondonópolis hoje serve de referência no Centro Oeste e, se hoje recebemos visitas de outros municípios, é resultado, uma consequência, dessa evolução que o município vem fazendo ao longo dos anos em investimentos em saneamento básico. ” Completou Hermes.

Também estavam presentes a diretora administrativa financeira Antonieta Garcete de Almeida do Sanear, e os técnicos de Cáceres, a pregoeira Cristiane Cebalho de Oliveira, o técnico de compras Antônio Carlos Mendes e o engenheiro sanitarista Giovane Batista da Silva Santos.

Comments are closed.