RELATÓRIO ANUAL DE QUALIDADE DA ÁGUA 2020

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) apresenta o relatório anual da qualidade da água oferecida à população de Rondonópolis.

Este Relatório anual atende ao disposto no Art. 5º, inciso II, do Decreto nº 5440/2005 – Governo Federal, ao qual estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistema de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano e ainda na Lei Nº 8078/90 – Código de Defesa do Consumidor (artigos 6º e 31º, que transcrevemos abaixo), é também um exercício de cidadania.

Art. 6º – “São direitos básicos do consumidor:(...) III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem” (Alterado pela Lei nº 12.741/12);

Art. 31º – “A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores”.

O sistema de abastecimento de água em Rondonópolis é constituído por uma ETA – Estação de Tratamento de Água, suprida por uma captação superficial Rio Vermelho e 40 poços tubulares profundos.

Para controlar a qualidade da água e garantir que o produto esteja dentro dos parâmetros estabelecidos na Portaria de Consolidação nº 05/17, em seu Anexo XX, do Ministério da Saúde, o Snear possui laboratório próprio de análises físico-química (parâmetros básicos) e bacteriológica, as demais análises estabelecidas pela referida Portaria, para todas as unidades de produção (ETA e poços), foram realizadas por laboratório contratado.

DE ONDE VEM SUA ÁGUA E COMO É FEITO O TRATAMENTO  TRATAMENTO DE ÁGUA

O PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA 

Captação; sistema para coletar água no manancial (rio).

Bombeamento e adução; sistema que conduz a água captada até a Estação de Tratamento (ETA).

Coagulação; adição de produto químico (hidróxido de cálcio e sulfato de alumínio) para separar as impurezas da água.

Floculação; processo para juntar partículas de sujeira.

Decantação; as partículas mais pesadas vão para o fundo do decantador por ação de gravidade.

Filtração; o filtro tem a função de eliminar as partículas menores.

Desinfecção; elimina os microorganismos prejudiciais (patógenos) ou não, garantindo padrão de potabilidade da água que será distribuída.

Reservação; depósito utilizado para armazenamento e distribuição de água tratada.

Distribuição; conjunto de tubulações interligadas que distribuem a água para o consumo da cidade.

Nos poços que compõem o SAA - Sistema de Abastecimento de Água de Rondonópolis é realizado a desinfecção com hipoclorito de cálcio e os mesmos são monitorados com a frequência estabelecida pela legislação.

SIGNIFICADOS DOS PARÂMETROS ANALISADOS

Turbidez – partículas em suspensão deixando a água turva.

Cor - ocorre devido às substâncias dissolvidas na água

pH - Indica o quanto a água é ácida (pH abaixo de 7) ou alcalina (pH acima de 7).

Cloro residual livre – indica o cloro presente na forma dissociada, ou seja, livre. Sua presença assegura a qualidade bacteriológica da água.

Coliformes Totais – indicador utilizado para medir a contaminação por bactérias proveniente da natureza.

E. coli - Indica a possibilidade de presença de organismos causadores de doenças. Sua análise só é realizada quando constatada a presença de coliformes totais.

ESCLARECIMENTO

Às vezes a água que chega a sua casa pode apresentar aspecto esbranquiçado em razão da presença de oxigênio dissolvido na água devido à pressão da rede. Basta aguardar alguns instantes e o oxigênio irá se dissipar, deixando a água límpida e transparente.

DICAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO

1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras. Evite lavar carros e calçadas.

2. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.

3. Não use água corrente para descongelar alimentos.

4. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.

Denominação do responsável pelo abastecimento de água

Diretor Técnico: Hermes Ávila de Castro

A Vigilância Sanitária (Secretaria Municipal da Saúde) é o órgão fiscalizador da qualidade da água tratada e distribuída no município.

Órgão responsável pela Vigilância da Qualidade da água: Vigilância Sanitária – Secretaria Municipal de Saúde. Rua Rio Branco 2916 – Jardim Santa Marta – Fone (66) 3410 – 0223.

Atendimento ao Consumidor:

SANEAR – Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis.

SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor

0800 647 2442 – Whatsapp 99292-4652

Comments are closed.