Prefeito prestigia solenidade em homenagem a ex-presidente do Sanear Terezinha Silva de Souza

Uma solenidade de homenagem póstuma realizada na manhã desta sexta-feira (14) na sede SANEAR, no bairro Monte Líbano, lembrou um ano da morte trágica da ex-presidente da autarquia Terezinha Silva de Souza, ocorrida na manhã de 15 de janeiro de 2021.

O Prefeito José Carlos do Pátio, a Primeira-Dama Neuma de Moraes, o vice-prefeito, Aylon Arruda, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Roni Magnani, diretoria da autarquia, colaboradores e secretários do município, participaram da solenidade que contou com celebração ecumênica em homenagem a eterna presidente da empresa.

Nas falas que se sucederam, cada um que usou a palavra enalteceu o companheirismo, a lealdade, a tenacidade, o espírito forte e determinado da Terezinha; bem como seus valores pessoais, seu legado de trabalho, entrega, doação e dedicação e, também a alegria que demonstrava nos momentos de descontração.

O atual presidente da autarquia engenheiro Hermes de Ávila de Castro lembrou com carinho da ex-presidente, ressaltando seu esforço a frente da companhia em proporcionar qualidade de vida a população de Rondonópolis através de um ambicioso projeto da administração municipal quanto a universalização do saneamento básico, rede abastecimento de água e esgoto que garantiu a cidade, destaque no Centro-Oeste e no Brasil no ranking da universalização do saneamento nos anos de 2019 e 2020, prêmio este oferecido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

Além é claro, de outro prêmio conseguido em 2019 e recebido do “Instituto Trata Brasil” que é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formada por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Esse reconhecimento se deu em razão da cidade ter se destacado como uma das melhores iniciativas em prol do avanço do saneamento básico no Brasil.

Por conta do seu destacado trabalho, Terezinha passou a integrar a diretoria da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE ocupando o cargo de 1ª Secretária.

PREFEITO
Ao se referir à amiga, colaboradora, e principal conselheira política o Prefeito se emocionou, e destacou a imensa saudade da companheira de atividades políticas, atribuindo a ela grande parte do sucesso e desenvolvimento de seu governo, na elaboração e concepção de políticas públicas mais abrangentes e que realmente chegassem até as populações mais carentes e menos assistidas. “Ela foi pra nós um exemplo de defesa do serviço público. Como nós, a Terezinha acreditava num serviço público de qualidade”, disse o prefeito.

Pátio repassou ainda que em 2009, quando assumiu seu primeiro mandato de Prefeito, a ideia da administração anterior era privatizar o Sanear. “E nós então, fomos o único município de Mato Grosso que não privatizou o seu serviço ambiental. E hoje é o melhor sistema de saneamento básico do Centro-Oeste e um dos melhores do Brasil. E tudo isso eu devo a Terezinha!”, revelou.

O gestor ainda enalteceu as conquistas da ex-presidente do Sanear, destacando por exemplo: “a Terezinha pegou o serviço ambiental quando a cidade tinha apenas 20% de rede de esgoto e deixou com 95% e, trabalhou muito deixando a rede de abastecimento com 100% de água tratada, além de dois sistemas de água tratada; ela deixou o aterro sanitário com usina de reciclagem de lixo; e coleta seletiva, essa é a Terezinha que eu conheci; competente, dinâmica, leal e trabalhadora, e foi um verdadeiro exemplo pra nós. Estamos com muitas saudades! É com muita dor que sentimos a falta dela e queremos justiça”, finalizou o Prefeito, cobrando respostas das autoridades policiais.

Comments are closed.