Rondonópolis pretende reciclar mais com educação ambiental através de parcerias

A prefeitura de Rondonópolis através do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) e as cooperativas, Nova Esperança e Coopercicla, em parceria com o projeto “Dê a Mão para o Futuro” desenvolvido pela ABIHPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético, pretendem intensificar a educação ambiental no município aumentar os bairros atendidos com a coleta seletiva.

Há dois anos no município, o projeto “Dê a Mão para o Futuro” promove a capacitação e acompanhamento técnico dos cooperados, disponibiliza também recursos financeiros para aquisição de equipamentos para as associações e cooperativas, tudo em conjunto com a prefeitura através do Sanear, que disponibiliza e mantém o espaço e a infraestrutura na UTR – Usina de Triagem de Resíduo de Rondonópolis, caminhões, entre outros equipamentos.

O projeto tem o objetivo de ampliar e melhorar a coleta seletiva no município. O coordenador da UTR, que fica localizado no aterro sanitário do município, Fernando Jacinto, informou que, todo o material de educação ambiental está sendo preparado, para logo no início de janeiro de 2022 e, vai intensificar os trabalhos para aumentar as atuais 120 toneladas por mês, que atualmente são recolhidas em 88 bairros.

A UTR, fica localizada no aterro sanitário, onde cerca de 30 trabalhadores, após passarem por capacitação no Sanear, recebem os resíduos recicláveis que são devidamente separados dentro das regras de higiene, bem-estar e segurança, proporcionando assim o correto descarte ecológico do material diminuindo desta forma o seu volume.

Antes da existência da UTR no aterro sanitário implantado em 2017 pela atual administração municipal, esses trabalhadores ganhavam o sustento da família no antigo lixão da Mata Grande em condições sub-humanas, entre o mal cheiro e o sol quente. A implantação da UTR trouxe dignidade e renda para as famílias dos colaboradores das cooperativas.

Comments are closed.