O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis, Terezinha Silva de Souza, está finalizando o cronograma de palestras para promover a coleta seletiva de lixo em Rondonópolis. O trabalho será realizado prioritariamente em escolas e universidades, mas as empresas, indústrias e instituições também podem solicitar gratuitamente a inclusão no programa.
“Acreditamos muito no potencial das crianças e adolescentes, mas queremos a ajuda de todos para melhorar a consciência e a ampliar os percentuais de lixo reciclado em nosso município”, disse o presidente do Sanear, Paulo José Correia.
Desde dezembro do ano passado Rondonópolis universalizou a coleta seletiva, atendendo todos os bairros e também a região central. Porém, a reciclagem alcança menos de três por cento das mais de 200 toneladas de resíduos coletados diariamente e a falta de conhecimento é o maior obstáculo ao crescimento do serviço.
As palestras são parte de um projeto de educação ambiental voltado para unidades de ensino fundamental da rede municipal e desenvolvido pelo Sanear em parceria com o Juvam, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Serviço de Gerenciamento de Resíduos Sólidos SPE LTDA (SEGER) e também com as cooperativas de reciclagem Coopercicla e Nova Esperança.
“Muita gente não sabe os dias da coleta seletiva ou tem dificuldade para identificar o que pode ser reciclado. Nestas palestras vamos esclarecer as dúvidas, estimulando a adoção da reciclagem como uma prática cotidiana”, explica Ivone Espíndola, da Seger.
Conforme Ivone, cada palestra dura cerca de 40 minutos com demonstrações de como fazer a separação correta, perguntas e respostas sobre reciclagem e também a distribuição de folhetos com o calendário da coleta seletiva em cada bairro da cidade.
Os interessados (públicos ou privados) podem fazer o agendamento gratuitamente pelo telefone 9 8437 8102.