Os trabalhadores do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) e da Cooperativa de Trabalho e Serviço de Rondonópolis (Coomser) compareceram em massa à campanha de vacinação realizada na última sexta-feira (05) na unidade do bairro Monte Líbano. A iniciativa foi viabilizada através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e ofereceu vacinas que protegem contra o tétano, o vírus influenza e também a bivalente – que garante imunização contra duas variantes do coronavírus, causador da Covid-19.
A campanha foi realizada durante todo o dia e a adesão surpreendeu a equipe da Secretaria de Saúde. “A movimentação foi intensa desde o início, demonstrando que os trabalhadores têm muita consciência sobre a importância da vacinação”, disse a enfermeira Eliane Aparecida.
O trabalhador Alcides João da Costa, que tem 57 anos e atua há 35 na área de saneamento, foi um dos primeiros a se vacinar. Segundo ele, a possibilidade de ser atendido no ambiente de trabalho facilita os cuidados com a saúde.
“O Sanear sempre faz isso. Além das vacinas, também temos campanhas anuais de prevenção ao diabetes, colesterol, câncer de próstata e outras doenças. Acho que isso é fundamental e incentivo os companheiros a participar. Se tem saúde, tem trabalho”, destaca Alcides.
José de Souza, 59 anos, trabalha no Sanear há 26 anos e também aproveitou a campanha para deixar o cartão de vacinas em dia. Ele já havia tomado antitetânica e as quatro vacinas contra a Covid-19. Nesta sexta-feira, além da bivalente, também se imunizou contra a gripe.
“É ótimo ter essa campanha no local de trabalho, pois muitas vezes não temos tempo de ir ao postinho. Acho que quem não vacina só perde. Se você quer ter uma vida saudável e gosta da sua família, tem de vacinar. É um ato de amor próprio e também à família”, ressaltou.
O presidente do Sanear, Paulo José Correia, parabenizou os servidores pela participação e agradeceu a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde. “Todos ganham com ações assim. Saúde é qualidade de vida e a atuação da Prefeitura, com a participação das empresas públicas e privadas, é fundamental para garantir a proteção da população”.
A vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível também nos postos de saúde para todas as pessoas com mais de 18 anos e para os maiores de 12 anos que têm algum tipo de comorbidade. Já a vacina contra a influenza, por enquanto, é oferecida apenas para os chamados grupos prioritários.