“É muito bom saber que a cidade onde a gente está morando tem um tratamento de esgoto tão eficiente”. Assim o analista de Meio Ambiente, Vinicius Mendes, resumiu o resultado da visita realizada nesta quinta-feira (07) à Estação de Tratamento de Esgoto de Rondonópolis (ETE). Vinicius estava acompanhado de Gustavo Kamazaki e Verônica Queiróz, ambo técnicos em Meio Ambiente. Os três atuam na estação de tratamento de efluentes da usina de biodiesel da multinacional chinesa Cofco, uma das maiores empresas de agronegócio do planeta.
O grupo foi recepcionado pela técnica em química Samara Cristina, responsável pela ETE, e pela coordenadora do setor de Educação ambiental do Sanear, Ivone Espíndola. Eles conheceram o laboratório de análise, o processo de tratamento e as tecnologias adotadas em Rondonópolis.
Um dos pontos que chamou a atenção foi a biorremediação, técnica empregada desde o ano passado no município. Ela utiliza microrganismos para fazer a decomposição do material sólido e o tratamento do esgoto de forma natural, dispensando o uso de produtos químicos. A técnica também reduz o mau cheiro e não agride o meio ambiente.
“É muito impressionante. A gente consegue perceber a separação do sólido e do líquido e verifica que a eficiência da carga orgânica é muito boa. Essa inovação no tratamento biológico é muito legal. A gente percebe que não tem odor e quando chega na parte final o efluente já saindo clarificado, sem espuma”, comentou Verônica Queiróz.
O grupo agradeceu a recepção da equipe do Sanear e destacou a importância dessa troca de experiências para aprimorar as práticas de saneamento. “Foi uma experiência fantástica”, avaliou Gustavo Kamazaki.
Samara Cristina e Ivone Espíndola explicaram que visitas como esta são comuns e ajudam a compartilhar conhecimentos com empresas, escolas e segmento da sociedade interessados em saber mais sobre saneamento. “Isso ajuda a promover boas práticas e também valoriza o nosso trabalho como uma empresa pública comprometida com a eficiência, a transparência e o bem estar de todos”, explicam.
Para visitar a Estação de Tratamento de Esgoto basta fazer o agendamento prévio. O Sanear também permite visitas públicas em outras unidades, como as estações de captação e tratamento de água.