Com uma série de ações reunindo a comunidade da Escola Municipal do Marajá foi encerrada nesta sexta-feira (07) a programação oficial da Semana do Meio Ambiente, realizada em parceria pelo Poder Judiciário, pelo Juizado Volante Ambiental, Polícia Militar e o Sanear com o apoio de vários parceiros públicos e privados. O destaque este ano foi a variedade e o alcance das atividades, promovidas na cidade, na zona rural e também na aldeia Tadarimana, terra do povo indígena Boe Bororo.
As atividades começaram na segunda-feira (03) com uma palestra e exposição na Escola Jardim Semente. As crianças receberam noções básicas sobre a importância da natureza e dicas simples de como contribuir para a preservação ambiental. A escola também finalizou neste dia uma gincana de coleta de materiais recicláveis. Todo material arrecadado foi doado para a Cooperativa Nova Esperança, que atua no aterro sanitário de Rondonópolis.
Na terça-feira (04) as crianças também foram o foco central. Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Primeiro de Maio visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA). Eles conheceram a estrutura e aprenderam como é feita a captação, tratamento e distribuição da água que abastece os rondonopolitanos.
Na quarta (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a programação foi desenvolvida na Aldeia Tadarimana. Junto à exposição de animais taxidermizados, que fez muito sucesso, houve palestra, troca de informações e uma boa notícia. O Sanear, que já faz a coleta regular de resíduos, iniciará neste mês a Coleta Seletiva na aldeia. Os indígenas farão a separação prévia do materiais recicláveis, que serão recolhidos quinzenalmente – no mesmo dia da coleta comum.
Na quinta-feira (06) as atividades voltaram à zona urbana. Os alunos da Escola Municipal Rui Barbosa foram recebidos na sede da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental. “O nosso objetivo é trabalhar com as crianças a conscientização sobre a preservação do Meio Ambiente”, explicou a sargento Tânia.
No encerramento da programação na Escola Rural do Marajá a comunidade conheceu mais sobre a fauna da região, os cuidados com animais peçonhentos e a importância da produção sustentável, visando aliar o desenvolvimento econômico à preservação dos recursos naturais. Em todos os locais os participantes receberam impressos sobre a Coleta Seletiva, brindes e sementes para cultivo doméstico.
A Semana Municipal do Meio Ambiente foi realizada pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), Sanear, Poder Judiciário e PM, com o apoio da Prefeitura de Rondonópolis, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Governo de Mato Grosso, Universidade Federal de Rondonópolis, Cooperativa Nova Esperança e pelas empresas Rumo e Yara Knowledge Grows.