O Conselho Diretor da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) confirmou nesta quarta-feira (29) a escolha de Paulo José Correia para presidir a Diretoria Regional Centro-Oeste/Norte, representando os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Paulo José é presidente do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear).
“Fico muito honrado com essa escolha. É um desafio novo e estarei empenhado para defender os interesses desta região. O Centro-Oeste responde por boa parte do desenvolvimento nacional, mas ainda carece de investimentos na área do saneamento”, destacou.
A posse de Paulo José foi prestigiada por várias autoridades, entre elas o ex-ministro de Esporte e atual Secretário Nacional de Saneamento, Leonardo Picciani. Na primeira reunião de trabalho eles conversaram sobre alterações na Lei 14.026/2020, que instituiu o marco legal do saneamento. Picciani confirmou que o Governo Federal está finalizando o decreto com algumas mudanças para melhorar o acesso dos municípios aos recursos federais destinados à esta área.
“Em Rondonópolis já conseguimos universalizar o aceso aos serviços de água tratada, esgoto e coleta de lixo. Também temos toda a cidade coberta com a coleta seletiva. Precisamos trabalhar juntos para que esta realidade seja alcançada por todos os municípios da região Centro Oeste e do país”, defendeu Paulo José.
O novo presidente da Regional Centro-Oeste da Assemae também conversou com os representantes dos estados vizinhos e recebeu a garantia de que terá todo o apoio para encaminhar as propostas junto ao Governo Federal.
Além de Paulo José, outros dois rondonopolitanos foram confirmados em posições relevantes da Assemae. Hermes Ávila de Castro continuará na Direção de Desenvolvimento Associativo de Resíduos Sólidos e Drenagem Urbana. Já Antonieta Garcete, que é diretora Administrativa do Sanear, atuará no Conselho Fiscal da associação.
ASSEMAE
A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae é uma organização não governamental e sem fins lucrativos. Ela foi criada em 1984 com a missão de buscar o fortalecimento e o desenvolvimento da capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços municipais de saneamento responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana.
A Associação possui reconhecimento e credibilidade nacional e internacional, reunindo quase dois mil associados no Brasil. Suas principais metas são a defesa da universalidade do saneamento básico e melhoria da gestão pública.
A Assemae atua em diversas esferas do Governo Federal, participando do Conselho das Cidades, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Recursos Hídricos, conselhos estaduais de saneamento e comitês de bacias hidrográficas, entre outros.
Desde sua criação, a associação ajudou a organizar campanhas sanitárias no país e também movimentos que resultaram na criação de leis específicas para o setor, como a Lei do Saneamento (11.445/2007), Lei dos Resíduos Sólidos (12.305/2010), Lei dos Consórcios Públicos (11.107/2005) e Lei dos Recursos Hídricos (9.433/1997).