A equipe técnica do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) conseguiu restabelecer na manhã desta quinta-feira (29) o funcionamento dos sistemas de energia da unidade de captação e da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. Os equipamentos foram danificados por descargas elétricas durante o temporal da noite anterior e a situação causou desabastecimento em vários bairros da cidade.
O sistema utiliza energia da rede de alta tensão, o que exigiu cuidados maiores para evitar acidentes. O reparo foi concluído no final da manhã, mas a normalização do abastecimento ocorre do forma gradativa.
Conforme a diretoria técnica do Sanear, o fornecimento ainda pode apresentar alguns problemas nas regiões mais altas da cidade por causa da complexidade e da extensão da rede de água no município.
Na maioria dos bairros a situação já está normalizada e a previsão é de que até o fim do dia de hoje (30) o fornecimento seja plenamente retomado em todas as regiões.
DANOS NA REDE
Além dos problemas causados nas unidades de captação e tratamento, o Sanear registrou também várias ocorrências de rompimento de rede causados por erosões ou excesso de pressão nas tubulações.
Para dar conta da demanda o Sanear reforçou as equipes de manutenção, atuando rapidamente para evitar prejuízos maiores.
A autarquia também informou que vai reforçar as equipes de plantão durante o final de semana, já que os institutos de meteorologia preveem a possibilidade de novos temporais nos próximos dias.