O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) deu início nesta sexta-feira (01) à programação do Novembro Azul, campanha dedicada à conscientização sobre a saúde masculina. O evento de abertura, realizado no auditório da unidade do Sanear no bairro Monte Líbano, contou com a participação de diretores, servidores e representantes da Secretaria Municipal de Saúde.
O presidente do Sanear, Paulo José Correia, destacou a importância da iniciativa e ressaltou o compromisso da autarquia com o bem-estar de seus colaboradores. “O sucesso do saneamento em Rondonópolis deve-se em grande parte ao investimento na qualificação e valorização dos nossos servidores. Compreendemos que cuidar da saúde é fundamental para mantermos uma equipe motivada e produtiva”, disse ele, lembrando que a autarquia também desenvolveu ações semelhantes voltadas às mulheres no ‘Outubro Rosa’.
A programação do Novembro Azul no Sanear inclui palestras sobre prevenção de doenças, atividades físicas e exames de saúde. Na abertura do evento, o responsável pelo programa Saúde do Homem, Claudiomar Alves, abordou a importância dos cuidados preventivos para evitar doenças como o câncer de próstata. Já a educadora física Rosa Souza dos Santos destacou os benefícios da prática regular de exercícios físicos e apresentou dicas para a realização de atividades físicas no dia a dia.
Um dos destaques da programação será a realização de exames de PSA, aferição de pressão arterial e outros procedimentos que serão oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, na próxima sexta-feira (08), também na unidade do Monte Líbano.
Os diretores do Sanear, Hermes Ávila (Técnico), Antonieta Garcete de Almeida (Administrativo-financeira) e Andelson Gil do Amaral (Manutenção), também participaram da abertura do evento e destacaram a importância da saúde para uma vida feliz e produtiva.
“Rondonópolis teve um crescimento acelerado e está numa posição geográfica muito boa. Muitos vieram para cá e construíram seu patrimônio. Mas é importante lembrar que o maior patrimônio que temos é a nossa saúde e da nossa família. Vida longa se faz com prevenção”, ressaltou Paulo José.