O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) começou a entregar notificações autorizando a ligação à rede esgoto das residências de mais 2.643 famílias no município. A nova ampliação do sistema vai beneficiar agora os moradores dos bairros Maria Amélia e Alfredo de Castro 2. Após a notificação as famílias terão 30 dias para fazer a conexão.
Para atender esses moradores o Sanear investiu cerca de R$ 4,6 milhões na aquisição e instalação de tubulações, emissários e construção de estações elevatórias que vão coletar e transportar o esgoto até a estação de tratamento.
O presidente do Sanear, Paulo José Correia, explica que hoje a cidade tem mais de 94% de cobertura com coleta e trata 100% do esgoto recolhido. Com esse índice, Rondonópolis faz parte do seleto grupo de cidades onde há o reconhecimento da universalização do serviço. Atualmente a rede de esgoto tem uma extensão de cerca de dois mil quilômetros, já computados os dois novos bairros.
“A ampliação da coleta e o tratamento de todo o esgoto recolhido na cidade é sinal de desenvolvimento e comprovam nossa responsabilidade social e ambiental. O saneamento melhora a vida das pessoas e ajuda a prevenir uma série de doenças. Estamos felizes com mais este avanço e trabalhando para continuar expandindo o atendimento”, diz Paulo, destacando que o município também universalizou o fornecimento de água tratada, coleta de lixo comum e coleta seletiva.
Nesta etapa serão atendidas 2.265 famílias no residencial Alfredo de Castro 2 e outras 378 no Maria Amélia. A comunicação da liberação está sendo feita em todas as residências, mas os moradores também podem entrar em contato diretamente com o Sanear para esclarecer dúvidas sobre a instalação e o uso correto da rede de esgoto.
O contato pode ser feito presencialmente nas unidades do Sanear ou de forma virtual pelo whatsapp 9 99849090 e pelo telefone 0800-6472442.
Além desses dois bairros, o Sanear também está finalizando as obras no bairro Altamirando e em parte da Vila Paulista, onde serão atendidas outras 261 famílias. Lá o investimento chega a R$ 2,3 milhões e a conclusão deve ocorrer nos próximos meses