Sanear lança nova Estação de Tratamento e dobra capacidade de captação no Rio Vermelho

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) concluiu nesta terça-feira (04) a série de inaugurações para celebrar a Semana do Meio Ambiente. A programação foi encerrada com a entrega da nova estrutura da Estação de Captação de Água Bruta do Rio Vermelho e o lançamento das obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água do município. Os investimentos praticamente dobram a capacidade das duas unidades que, juntamente com a rede de poços artesianos, garantem o abastecimento da população.

A autarquia aplicou cerca de oito milhões de reais na modernização das duas estações. O investimento faz parte de um projeto maior, visando garantir a segurança hídrica e preparar a cidade para o crescimento previsto nos próximos anos.

“Tudo isso é feito com os recursos pagos pela população, geridos de forma séria por uma equipe de excelente qualidade. Estamos provando que os resultados aparecem quando se foca na boa administração. Fico feliz em deixar esse legado”, disse o presidente do Sanear, Paulo José Correia.

A unidade de captação de água bruta tem agora uma vazão de cerca de três milhões de litros de água por hora. Ela também ganhou um desarenador que, além da areia, filtrará outras impurezas que dificultam o tratamento e podem danificar os equipamentos da ETA. Os materiais retidos no desarenador serão utilizados como adubo e também em obras da construção civil.

Já os investimentos na modernização da ETA II incluem, entre outras inovações, a construção de um floculador, a reforma do decantador, recomposição de pavimentos, interligação com as elevatórias e intervenções visando melhorar a estrutura física e o sistema elétrico.

“De forma resumida podemos dizer que isso vai se traduzir em mais capacidade e melhoria da eficiência do tratamento da nossa água. São investimentos possíveis porque o nosso sistema é público. Não visamos lucro, tudo que arrecadamos é revertido em benefício para a população”, disse Paulo José. “No nosso caso falar em privatização revela desconhecimento e incompetência. O nosso saneamento é o melhor do Centro Oeste e precisa continuar assim: público e eficiente”.

HOMENAGEM
Por sugestão dos próprios colaboradores, a unidade de captação de água bruta foi batizada com o nome do ex-servidor Florentino Fernandes da Cunha, que trabalhou durante décadas na ETA. A sobrinha dele, Sara Santos, e os filhos Oziel Santos da Cunha, Hosane Santos da Cunha e Donila Santos da Cunha participaram da cerimônia e manifestaram gratidão pela homenagem.

“Ele foi um ótimo pai, marido e um trabalhador exemplar, que adorava o que fazia. Ele sempre gostou de trabalhar aqui e ficamos muito gratos por esse reconhecimento”, disse Oziel da Cunha.

Os familiares do senhor Florentino participaram do descerramento da placa e acompanharam o presidente do Sanear e demais autoridades no plantio de árvores, simbolizando o compromisso com a causa ambiental.

Além do evento desta terça feira, o Sanear também realizou nos últimos dias a inauguração de poços artesianos com vazão de quase 200 mil litros de água por hora e vários reservatórios que ampliaram a capacidade de armazenamento em mais de 10 milhões de litros de água.

Comments are closed.