O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) expandiu suas redes de água e esgoto em quase 90 quilômetros em 2023, com um investimento total de mais de R$ 17 milhões. A iniciativa consolida Rondonópolis como referência nacional em saneamento básico, com 100% da população atendida com água tratada, coleta de esgoto e coleta de resíduos sólidos.
Foram implantados 28.386 metros de novas redes de água e 60.886 metros de novas redes de esgoto, beneficiando diretamente milhares de famílias em diversos bairros da cidade. A medida garante o acesso universal aos serviços de saneamento básico, promovendo saúde pública, qualidade de vida e desenvolvimento urbano sustentável.
“Garantimos o atendimento de novos bairros como o residencial Maria Amélia, Alfredo de Castro 2 e Altamirando. Isso sem falar na inclusão de comunidades rurais, empreendimentos privados e na conclusão e liberação de redes em vários pontos da cidade”, destaca o presidente do Sanear Paulo José Correia.
O Sanear também investiu na construção de dois poços tubulares, uma elevatória de esgoto e na aquisição de 31 novos veículos, entre automóveis, utilitários, caminhões e máquinas pesadas. A modernização da frota e dos equipamentos otimiza a operação do serviço, aumenta a eficiência e garante a qualidade do atendimento à população.
"Os investimentos realizados em 2023 demonstram nosso compromisso com a população de Rondonópolis e com a sustentabilidade do município. Estamos acompanhando e dando nossa contribuição para o desenvolvimento da cidade", afirma.
REFERÊNCIA
Rondonópolis é referência nacional em saneamento básico, sendo um dos poucos municípios brasileiros a universalizar os serviços de água tratada, coleta de esgoto e coleta de resíduos sólidos. A cidade tem cerca de três mil quilômetros de redes de água e esgoto e também é destaque na gestão eficiente dos serviços, com tarifas acessíveis à população e investimentos constantes na modernização da infraestrutura.
Para 2024 a previsão é manter os investimentos na ampliação da cobertura dos serviços, modernização da infraestrutura e reforçar a promoção da educação ambiental.