O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) realizou hoje (31) a inauguração e lançamento de diversas obras no Parque Universitário, consolidando mais um marco para a infraestrutura e o abastecimento de água da cidade. O evento contou com a participação do prefeito José Carlos do Pátio, do presidente do Sanear, Paulo José Correia, da vereadora Marildes Ferreira, além de secretários municipais, empresários, lideranças comunitárias e colaboradores. Durante o ato houve também a entrega de veículos e equipamentos que vão reforçar a estrutura logística da autarquia.
“Só nestes investimentos que estamos celebrando aqui foram aplicados cerca de R$ 7,5 milhões. É o dinheiro do cidadão retornando em melhorias, confirmando mais uma vez que é possível fazer gestão pública com transparência e resultados positivos para todos”, disse Paulo José ao defender que o Sanear continue nas mãos do município.
O destaque entre as inaugurações foi a nova estrutura do Almoxarifado Central, localizado em uma área de aproximadamente 6,8 mil metros quadrados no Parque Universitário. O almoxarifado, agora ampliado e modernizado, abriga tubos, peças, máquinas e materiais essenciais para as operações de manutenção e expansão das redes de água e esgoto. Em uma comovente homenagem, a unidade recebeu o nome do ex-servidor Valdir Abraão, falecido neste ano. Familiares se uniram à cerimônia, compartilhando gratidão e emoção ao participarem do descerramento da placa de inauguração.
“Ele dedicou boa parte da vida ao Sanear. Foram 18 anos, sem faltar e entregando o sangue pela autarquia. É claro que ainda estamos tristes, mas ficamos lisonjeados com esta homenagem, vendo todos lembrando a pessoa maravilhosa que ele foi”, disse Luciano Elias Abraão, um dos filhos do seu Valdir.
Ainda no espaço do almoxarifado central foi inaugurado um poço tubular profundo, com capacidade para produzir 150 mil litros de água por hora, e um reservatório capaz de armazenar até 2 milhões de litros de água. Além de garantir mais estabilidade ao abastecimento de água, os investimentos preparam a grande região Salmen para o crescimento futuro, garantindo o suporte necessário para a implantação de empresas e o desenvolvimento de novos bairros.
“Quero agradecer a toda equipe, em especial ao presidente Paulo José por Rondonópolis ter hoje o melhor saneamento básico da região Centro Oeste. O Sanear existe para isso, para promover desenvolvimento sustentável, distribuir riquezas e melhorar a vida das pessoas”, destacou o prefeito José Carlos do Pátio.
O prefeito também falou sobre outras obras que serão inauguradas na semana que vem e antecipou que a mudança da matriz energética será o próximo desafio da autarquia. “Estamos trabalhando para viabilizar uma usina fotovoltaica para assegurar a independência energética do Sanear”, revelou.
A atuação do Sanear também foi destacada pela vereadora Marildes Ferreira, que chamou a atenção para a relação entre saneamento e proteção ambiental. Já o presidente da União das Associações de Moradores da Região Salmen (Unisal), Jovem Carlos da Silva, o ‘Itiquira’, aproveitou o momento para agradecer os investimentos. “Estamos vivendo um momento especial e somos gratos pela atenção às nossas comunidades”, afirmou.
O evento de hoje fez parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente e foi encerrado com o plantio de árvores em frente à sede do almoxarifado. A programação será retomada na próxima semana com inaugurações nos bairros Cidade Alta, Colina Verde e na região do Jardim Adriana.