O Sanear deu mais um passo importante no programa de expansão do serviço de distribuição de água na zona rural do município. As próximas beneficiadas serão as comunidades do Vale Encantado, Alto da Fé, Bananal e Pinguela A autarquia já licitou a construção dos poços artesianos e assumirá integralmente o atendimento aos moradores, cumprindo a meta de expansão das atividades. Neste ano o programa está investindo mais de nove milhões de reais e beneficiou também as comunidades do Marajá, Cabeceira do Almoço, Resistência e Água Fria.
O atual diretor geral do Sanear, Hermes Ávila, explicou que o programa foi idealizado pelo seu antecessor, Paulo José Correia, e atende a uma decisão do prefeito José Carlos do Pátio. O objetivo é levar para a zona rural o mesmo padrão de atendimento, considerado o melhor de toda a região Centro Oeste do país.
“O abastecimento de água já foi universalizado na zona urbana, com qualidade reconhecida nacionalmente. Agora o nosso desafio é ampliar essa cobertura, atendendo comunidades rurais que vinham reivindicando a cobertura do Sanear”, disse Hermes Ávila.
As perfurações dos poços nas comunidades do Vale Encantado, Alto da Fé, Bananal e Pinguela já tiveram a liberação das ordens de serviço e devem começar na próxima semana. No Marajá a obra já foi concluída, enquanto nas comunidades da Água Fria e Cabeceira do Almoço estão em execução. Em todas elas a expectativa é de uma melhora substancial no atendimento, como já ocorre na comunidade do Naboreiro – que desde o ano passado conta com a prestação de serviço pelo Sanear.
“Aqui melhorou muito pra gente”, diz Laurêncio Ferreira de Souza, que tem 64 anos e há 30 reside no Naboreiro. Ele conta que o Sanear perfurou um novo poço, realizou uma manutenção geral nas tubulações, hidrometrou e deu estabilidade ao serviço.
“Antes faltava muita água e havia muito desperdício. Mas depois que o Sanear assumiu, graças a Deus, melhorou para todo mundo. Temos água suficiente e o preço é justo”, afirma Laurêncio.