Sensível, a Prefeitura de Rondonópolis agiliza a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores da coleta de resíduos sólidos que prestam serviços junto ao Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear). A vacinação acorreu ontem quarta-feira (12) e hoje quinta-feira (13), cerca de 190 colaboradores foram imunizados nestes dois dias.
No início do mês, o Ministério da Saúde (MS) incluiu trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, também conhecidos como garis, no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 no Brasil no Plano Nacional de Imunizações (PNI). Segundo o MS, estima-se que os trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos de todo o Brasil somam 255.256 pessoas.
“Cerca de 200 toneladas de resíduos sólidos são coletadas por dia. Mesmo sabendo do potencial risco de contaminação, este serviço essencial para manter a Cidade limpa, nunca parou. Por isso é de suma importância a imunização da categoria”. Disse o diretor geral interino do Sanear Hermes Ávila de Castro.