Representantes de todos os setores do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) se reuniram no fim da tarde desta terça-feira (29) para prestigiar a entrega do título de Cidadão Rondonopolitano ao advogado Benjamim Vieira Célio Filho. O evento foi também uma homenagem à própria autarquia e a todos que lutaram para manter o sistema de saneamento em poder dos rondonopolitanos.
A honraria foi proposta pelo vereador Cláudio da Farmácia (MDB) e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. A entrega ocorreu no Sanear a pedido do próprio Célio, que teve papel destacado nos embates jurídicos visando repassar à Prefeitura de Rondonópolis o patrimônio e as atividades que eram executadas pela Sanemat, empresa do Governo do Estado extinta em dezembro do ano 2000.
“Um dos papéis da Câmara é reconhecer o mérito das pessoas que ajudam a cidade. Se hoje temos uma empresa pública tão importante, considerada referência nos serviços de água e esgoto, devemos muito ao Célio”, disse Cláudio da Farmácia ao entregar o título de Cidadão Rondonopolitano.
O diretor-presidente do Sanear, Paulo José Correia, falou em nome da diretoria e também agradeceu o empenho de Célio. Ele também lembrou da ex-presidente Terezinha Silva e destacou a luta coletiva para evitar a privatização e oferecer serviços de excelência aos rondonopolitanos.
“Só tenho a agradecer ao Célio pela atuação brilhante no campo jurídico. Em nome dele, agradeço também todos os servidores que lutam diariamente para que o Sanear continue sendo um bom exemplo ao país. Nada disso seria possível sem esse compromisso de proteger o patrimônio público e colocá-lo a serviço do bem estar da população”, afirmou Paulo José.
O diretor do Sanear repassou ao homenageado os cumprimentos do prefeito José Carlos do Pátio (PSB), que foi um dos políticos que mais defendeu a municipalização e a manutenção do Sanear nas mãos dos rondonopolitanos.
Célio se emocionou com a homenagem e fez questão de compartilhar o título com os colegas que estiveram com ele na procuradoria do município e, posteriormente, na gestão do Sanear.
“Eu não lutei sozinho, tive o apoio de colegas como (os procuradores) Ednaldo Aguiar e Luiz Vacaro, entre outros”, declarou. “Tivemos liminares deferidas e cassadas, não foi fácil. Mas nunca baixamos a cabeça. Todos abraçaram a causa da municipalização e, ao final, vencemos por que somos fortes”.
Também participaram da cerimônia os diretores Hermes de Ávila, da área técnica, Antonietta Garcete, financeira, e Andelson Gil do Amaral, de Manutenção. A solenidade contou ainda com as presenças secretário do Gabinete de Segurança, Valdemir ‘Biliu’ Castilho, do chefe do setor de Saúde Coletiva, Paulo Padim, além de outros servidores e convidados.
HISTÓRIA
Benjamim Vieira Célio Filho nasceu em julho de 1960 na capital do estado de São
Paulo e veio para Rondonópolis em 1987. Formado na Faculdade de Direito da
Universidade Braz Cubas (SP), ele foi procurador geral da Prefeitura Municipal
de Rondonópolis de 1995 a 1998 e atuou como assessor Jurídico do Sanear por mais
de seis anos.
Atualmente ele trabalha na Cooperativa de Trabalho e Serviços de Rondonópolis – Coomser, prestando serviços jurídicos junto ao Sanear, desde 2019.
Casado com a senhora Aparecida Rodrigues da Silva, ele tem duas filhas e se diz realizado com a trajetória que empreendeu no município. “Moro em Rondonópolis há mais de 35 anos e posso dizer que hoje sou feliz e vivo em paz”, afirma.