O presidente do Sanear, engenheiro Victor Yago Victorino dos Santos, visitou na manhã desta quarta-feira (27) o ecoponto localizado no bairro Jardim Paiaguás. Durante a visita, ele falou sobre os materiais que podem ser descartados nos quatro ecopontos da cidade e reforçou a importância do descarte correto de resíduos.
Os ecopontos estão localizados estrategicamente nos seguintes bairros: Rodovia do Peixe, Vila Paulista, Vila Operária e Jardim Paiaguás.
Victor destacou que a separação e o descarte adequado dos resíduos são fundamentais para manter a cidade limpa e prevenir problemas ambientais.
“Hoje temos na cidade quatro ecopontos distribuídos estrategicamente para atender todas as regiões. Isso nos ajuda a manter a cidade limpa. A separação e o descarte correto dos resíduos contribuem para uma cidade mais limpa e organizada. Existem leis no nosso país que orientam sobre o descarte e a separação do lixo, para que ele seja encaminhado ao destino adequado, evitando a contaminação do solo. Contamos com a colaboração da população para mantermos uma cidade mais limpa e sustentável”, concluiu o presidente.
Os ecopontos são destinados aos pequenos geradores de resíduos, recebendo veículos de até o porte de uma F-1000.
Cargas superiores a 1 metro cúbico, como caçambas, devem ser encaminhadas ao Aterro Controlado, destinado especificamente ao recebimento de podas e resíduos da construção civil, como entulhos, restos de tijolos, entre outros. O local está situado na região da Mata Grande.
Materiais que podem ser descartados nos ecopontos:
- Entulhos de construção (até 1 m³)
- Galhos e podas
- Móveis usados (como colchões e peças de madeira)
- Latas de tinta vazias
- Eletrodomésticos e eletrônicos
- Materiais recicláveis em geral
Materiais que não podem ser descartados:
- Resíduos contaminados (como lixo hospitalar)
- Lâmpadas
- Pilhas e baterias
- Lixo doméstico (orgânico ou comum)
Funcionamento dos ecopontos:
Todos os dias, das 6h às 18h.






