Vazamentos de água estão na mira do Sanear

As equipes do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) estão vistoriando as redes de distribuição de água tratada na região central da cidade. Os trabalhos foram iniciados nesta semana, com a finalidade de monitorar trechos da tubulação de água e identificar possíveis vazamentos ocultos e aparentes. Além das redes de distribuição, o trabalho é desenvolvido para verificar ligações de água das principais vias.

O diretor de Manutenção do Sanear, Wemer Francis, explica que o trabalho é uma medida preventiva para evitar o desperdício de água e garantir o abastecimento da população. “As equipes fazem periodicamente o trabalho de monitoramento. Estamos intensificando a pesquisa na área central para evitar perdas de água e problemas futuros, para que não sejam necessários serviços maiores de manutenção e o abastecimento da população não seja interrompido”, explicou.

Nas primeiras noites do trabalho já foi possível identificar vazamentos subterrâneos em uma rede na Rua Fernando Corrêa da Costa. A equipe fez o conserto da tubulação já na manhã do dia seguinte.

As vistorias nas redes estão sendo feitas pelos funcionários do Sanear, durante o dia e a noite, com o uso de um equipamento denominado Geofone. O aparelho detecta ruídos característicos de vazamentos de água que são identificados por técnicos especialistas.

“Grande parte dos monitoramentos são feitos durante a noite, pois neste horário há uma redução dos ruídos, principalmente na área do centro da cidade. No período da manhã, já programamos os serviços necessários”, esclarece Wemer. As pesquisas nos cavaletes e ligações de água são feitas também durante o dia.

As áreas onde estão sendo realizados os trabalhos são sinalizadas e os funcionários utilizam uniformes e veículos identificados pelo Sanear.

Comments are closed.