RESÍDUOS PERFUROCORTANTES – Descarte indevido de produtos pode provocar acidentes com trabalhadores

Quem é que nunca quebrou ou ainda vai quebrar um objeto de vidro acidentalmente? Com certeza você já se perguntou como descartar uma embalagem de vidro quebrada. Pois bem, mais jogar o vidro quebrado no lixo comum, apesar de fácil, não é a melhor opção, pois está longe de ser ambientalmente aceitável. Antes de descartar o vidro quebrado é preciso embalá-lo de maneira adequada e, em seguida, destiná-lo para reciclagem ou para aterros, caso não seja reciclável, como é o caso do vidro temperado.

A equipe do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear explica que poucos minutos de dedicação na hora de embalar o vidro quebrado fazem a diferença no destino do lixo. Isso porque, quando embalamos os descartes corretamente facilitamos seu transporte e segurança dos trabalhadores da coleta. A recomendação, nestes casos, é que o resíduo seja colocado dentro de algum recipiente seguro que possa ser lacrado e vedado, diminuindo os riscos de cortes.

Lâmpadas quebradas e restos de vidros podem ser embalados em garrafas pet, com a devida identificação, o que evita muito as chances de acidentes. Se o vidro quebrado for de grandes dimensões, será preciso embalá-lo com papelão e fita crepe. Escreva na embalagem que contém vidro e leve até um posto de coleta mais próximo de sua residência ou entregue para a equipe da coleta seletiva que passa nos bairros toda semana.

Com seringa é ainda mais grave porque há o risco de contaminação. Não tem como o coletor ver o material no lixo, pois este fica camuflado em meio a outros resíduos. Por este motivo, é importante a consciência das pessoas na hora de descartar os perfurocortantes. Este ato simples pode evitar que um trabalhador sofra acidentes graves por conta da imprudência.

SAIBA COMO EMBALAR VIDRO QUEBRADO 

Se os cacos de vidro forem pequenos, você pode utilizar uma garrafa Pet para embalá-los. Para isso, retire o rótulo da garrafa Pet e descarte-o junto de outros plásticos recicláveis. Então corte a garrafa ao meio, insira os cacos de vidro quebrado, utilize a parte superior da garrafa para tampar o recipiente e coloque-o dentro de uma sacola. Procure utilizar luvas ou pá e vassoura para não se ferir.

Entretanto, nem sempre temos embalagem de garrafa Pet em casa (por isso é bom deixar alguma de reserva). Nesse caso, é possível utilizar embalagens cartonadas como as de suco e de leite de caixinha; e embalagens de plástico resistente com tampa, como as de achocolatado em pó. Para utilizar as embalagens cartonadas é preciso cortá-las ao meio e utilizar o mesmo método da garrafa Pet.

Se o vidro quebrado for de grandes dimensões será preciso embalá-lo com papelão e fita crepe. Escreva que na embalagem contém vidro e leve até um posto de coleta mais próximo de sua residência.

Comments are closed.