Ouvidoria do Sanear é referência no atendimento ao consumidor

A ouvidoria é o canal de comunicação entre o poder público e o cidadão, onde circula as manifestações e demandas, aumentando a conscientização da população em relação ao exercício de seus direitos junto à administração pública. Este canal é responsável por ampliar os mecanismos de controle, permitindo a transparência indispensável ao desempenho e aperfeiçoamento da democracia.

A ouvidoria constitui um forte instrumento de participação do cidadão como parceiro na gestão do serviço de saneamento, o que possibilita a avaliação contínua da qualidade dos serviços prestados, proporcionando aos gestores uma visão maior dos problemas, aliados a possíveis soluções, obtendo um modelo de gestão participativa.

Na gestão do atual prefeito José Carlos do Pátio, a diretoria do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear  vem se destacando no cenário em relação a eficiência, eficácia e celeridade no atendimento do setor de ouvidoria. A exemplo disso, colocou em prática as Leis que regem o setor e atendimento aos cidadãos, possibilitando, assim, o atendimento de excelência e a transparência. Desta forma, a ouvidoria diminuiu drasticamente o número de reclamações junto ao Procon.

“A ouvidoria do Sanear se destaca como conciliadora e mediadora natural, buscando sempre que possível a conciliação para a solução das demandas. Assim, a ouvidoria funciona como uma ponte entre a autarquia e a sociedade, visando a prestação de serviço público de qualidade e que atenda o cidadão de forma satisfatória como, por exemplo, na resolução consensual e pacífica dos casos em que os consumidores recorrem à ouvidoria e ao Procon. Lembrando, a ouvidoria do Sanear está de portas abertas para receber a população”, explicou a ouvidora geral do Sanear, Gláucia Valadão.

O Sanear dispõe  dos atendimentos via Sac, pelo telefone 0800-647-2442  e Whatsapp (66) 9 9984-9090, para que os usuários façam diretamente seus chamados. Também o atendimento presencial, nas quatro agências comerciais da autarquia: bairro Parque Universitário, Vila Operária, Caixa D’agua e no Ganha Tempo, região central, além do site www.sanearmt.com.br. Por meio destes canais o cidadão pode solicitar a religação, o tapa buraco, a consulta de débitos, a segunda via, informar os vazamentos de água e esgoto e a falta de água.

“São meios pelo quais dispõem os consumidores de solicitações de serviços sem a necessidade de saírem de casa, de forma rápida, e sem gastos. Caso o consumidor não seja atendido ou até mesmo tenha uma demanda referente ao seu bairro, como falta d’agua, poderá entrar em contato com a ouvidoria, que funciona como órgão de controle social”, concluiu Antonieta Garcete, diretora administrativa da autarquia.

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