Mobilização sobre importância da coleta seletiva atinge dez bairros da cidade

Desde o início deste ano, o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), em parceria com equipes da Prefeitura Municipal, estão realizando um trabalho de conscientização sobre a importância da separação dos resíduos recicláveis para a coleta seletiva. As mobilizações já passaram por mais de dez bairros da cidade, em uma atividade de visitas porta a porta, em que a população recebe orientações em suas residências e nos comércios.

O primeiro setor atingido por esta ação, compreende dez primeiros bairros que foram visitados pelas equipes. Os agentes passaram por toda a região da Vila Esperança, Jardim Oliveira I e II, Vila Santo Antônio, Vila Bom Pastor, Jardim dos Pioneiros, Jardim Brasília I e II e Loteamento Jambalaia I e II.

Nos imóveis visitados, os moradores são abordados e recebem informações sobre como separar plásticos, papéis, vidros e metais para a coleta seletiva e também folhetos que informam o dia em que a coleta passa naquele local.

De acordo com o diretor técnico do Sanear, Hermes Ávila, a meta é aumentar a quantidade de resíduos recicláveis coletados para as cooperativas e que a população entenda melhor sobre a importância deste trabalho. “As ações nos bairros incentivam quem ainda não faz a separação dos resíduos e instrui melhor as famílias que já fazem a separação. As orientações são a respeito da entrega dos materiais recicláveis no dia correto e para que sejam depositados sempre limpos e secos”, afirma.

Com a conclusão das ações neste primeiro setor, os resultados já são evidentes para as cooperativas, que recebem materiais dessa região da cidade nas terças-feiras. “Deste setor, a gente recebia muito lixo doméstico misturado aos materiais, até bichos mortos chegaram aqui. Depois das conversas com os moradores, está chegando uma quantidade maior de materiais recicláveis e os resíduos já não estão vindo tão sujos desta região”, disse Elyete Fernandes, presidente da Cooperativa Nova Esperança.

Agora, o trabalho de conscientização avança para outros locais da cidade, iniciando pelos bairros Santa Cruz e Loteamento Santos Dumont, onde os moradores estarão recebendo as orientações nos próximos finais de semana.

Comments are closed.