ASSEMAE – Rondonópolis é destaque em Congresso Nacional sobre saneamento

A Associação Nacional do Serviços Municipais de Saneamento - Assemae estará, durante toda a semana, realizando o 49° Congresso Nacional de Saneamento, na capital Matogrossense, Cuiabá. Rondonópolis foi destaque na abertura, onde o prefeito José Carlos do Pátio foi escolhido para o uso da fala representando os demais prefeitos do Centro-Oeste presentes em virtude do modelo de gestão de sucesso adotado pela cidade a qual administra.

Zé Carlos do Pátio falou sobre as políticas públicas de saneamento desenvolvidas no município. Também disse acreditar que a privatização das empresas de saneamento não é a melhor alternativa. "Tivemos exemplos negativos com relação à privatização. As cidades que optaram por essa alternativa e não aplicaram com responsabilidade seus recursos, estão bem atrás das outras, que escolheram continuar gerindo estas instituições. Rondonópolis é uma cidade modelo nas políticas de saneamento e o interessante é que o serviço é público", disse.

A diretora presidente do Sanear e secretária nacional da Assemae, Terezinha Silva Sousa, explicou da importância em participar de um congresso desta magnitude. "É um lugar onde todos os municípios brasileiros se reúnem para falar de políticas de saneamento. É a oportunidade de conhecermos novos projetos e ideias. Por meio dos trabalhos e apresentações técnicas, conhecemos modelos de gestões, novas técnicas implementadas e temos a chance de trocar experiências. É muito importante, faz com que o Brasil inteiro e até o mundo volte os olhos para nossa região e conheça o potencial de Mato Grosso e da região Centro-Oeste".

O congresso está sendo realizado em Cuiabá e vai até sexta-feira (10). A expectativa é reunir de dois mil a dois mil e quinhentos participantes, com a realização de mesas-redondas, painéis, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologias e feira de saneamento básico.

Comments are closed.